Galeria
Segurança é o principal item para realizar a movimentação de cargas. São várias as regras que devem ser seguidas quando o objetivo é trasladar materiais, especialmente aqueles com grandes dimensões. As cintas de poliéster para elevação são a escolha acertada, já que são fabricadas neste material com ótima resistência mecânica a produtos químicos, à abrasão e à baixa propagação de fogo.
TIPOS E CLASSIFICAÇÃO DE CINTAS DE POLIÉSTER PARA ELEVAÇÃO
Para cada tipo de carga, existe um modelo específico de cintas de poliéster para elevação. E isso é necessário porque as cargas têm dimensões e geometrias distintas, além de diversos meios para serem movimentadas. Os modelos tradicionais de cintas de poliéster para elevação são:
- Band;
- Leg;
- Pipe;
- Ring;
- Sling;
- Steel;
- Eslinga redonda tubular.
Os modelos de cintas de poliéster para elevação devem atender à norma NBR 15.637-1, que, entre todas as especificações sobre fabricação, dispõe também sobre a sua forma de classificação, a qual tem a ver com o fator de segurança da cinta e pode ser dividida entre:
-
Cinta 5:1 Indica que a peça oferece fator de segurança de até cinco vezes a sua capacidade de carga. A cor dela sempre deve ser branca;
-
Cinta 7:1 Indica que a peça oferece fator de segurança de até sete vezes a sua capacidade de carga. Ela pode ser feita em cores diversas, sendo que cada uma delas representa a capacidade suportada em posição vertical. Acima de dez toneladas, é utilizada a cor laranja na identificação das cintas de poliéster para elevação.
A identificação das cintas também é um dos itens dispostos na NBR 15.637-1. Se forem produzidas 100% em poliéster, a informação vem disponível em uma etiqueta azul. Outras cores de etiquetas indicam confecção em outros materiais.
CINTAS DE POLIÉSTER PARA ELEVAÇÃO DIRETO COM FABRICANTE
Fabricando produto para amarração e elevação de cargas, a Fitacabo é a principal representante desse segmento no Brasil. Ela atende a empresas de manutenção, a distribuidoras autorizadas e a indústrias em toda a América Latina. São mais de duas décadas fornecendo catracas, cintas e terminais para a movimentação de cargas.